quarta-feira, 25 de julho de 2012

O efeito de uma droga é o mesmo para qualquer pessoa?

Fonte: http://drogasiess.blogspot.com.br
   Os efeitos dependem do usuário que com suas cateterísticas físicas e psicológicas,  tem  reações  diversas  sob  a  ação  de drogas no organismo. Certas pessoas tem mais vulnerabilidade as drogas do que outras, mas  a  forma  como  a  substância  é utilizada, assim como a quantidade consumida e o seu grau de pureza também terão influência no efeito.
  O corpo de cada usuário não é igual, uns são mais sensíveis que outros, então a mesma droga tem diferentes efeitos para cada para cada um que a consumi-la.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

O que é overdose?

Fonte: http://www.sleekarticles.com
     Overdose é toda dose acima daquela que o corpo suporta, podendo ou não ser causada por drogas. 
   Quando a velocidade da metabolização( eliminação da droga ingerida) for menor que a da ingestão, a droga vai se acumulando no organismo, chegando a níveis que provocam parada cardíaca, parada respiratória, depressão geral do sistema nervoso central e consequentemente a morte. 
  * A quantidade de cocaína suficiente para provocar overdose, seguindo de parada cardíaca, é de apenas 1,2g.

Por que esportistas se dopam antes de campeonatos?

  Eles se dopam para melhorar a força e o desempenho do corpo, com esteróides anabolizantes, que começaram a ser usados na década de 60. Os efeitos imediatos são impressionantes: 

  • Aumento da massa muscular; 
  • Força redobrada;
  • Uma sensação confiante de agressividade e invulnerabilidades.
  Mas os atletas sob o efeito dos anabolizantes, podem apresentar a "psicose do halterofilista", isto é, alucinações, delírio de poder, comportamento motor extravagante e violência incontrolável. O uso crônico pode trazer doenças cardíacas, enfermidades do fígado, problemas urinários, calvície, acne, alterações na aparência, etc.

Fonte: http://colunistas.ig.com.br

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Tipos de efeitos no sistema nervoso e formas de produção

  • Quanto ao tipo de efeito no sistema nervoso podem ser classificadas como:

       * Depressora (psicodislépticas)- diminuem a atividade do sistema nervoso atuando em receptores (neurotransmissores) específicos. Exemplos: álcool, barbitúricos, diluentes, quetamina,cloreto de etila ou lança perfume, clorofórmio, ópio, morfina, heroína, e inalantes em geral (cola de sapateiro, etc).
       *Psicodistropticas ou psicodislépticas (drogas perturbadoras/modificadoras) – têm por característica principal a despersonalização ou modificação da percepção (daí o termo alucinógeno para sua designação) em maior ou menor grau. Exemplos cogumelos, LSD, maconha, MDMA ou ecstasy e o DMT.
      *Psicolépticas ou estimulantes - produzem aumento da atividade pulmonar (ação adrenérgica), diminuem a fadiga, aumentam a percepção ficando os demais sentidos ativados. Exemplos:cocaína, crack, cafeína, teobromina (presentes em chocolates), GHB, metanfetamina, anfetaminas (bolinha, arrebite) etc.
Essas drogas podem ser absorvidas de várias formas: por injeção, por inalação, via oral ou injeção intravenosa.
  •  Quanto à forma de produção classificam-se como:

     *Naturais - são aquelas que não são produzidas em laboratório e que provocam efeitos alucinógenos de uma forma natural, sem a composição de produtos químicos.
     *Semi-sintéticas-  são produzidas a partir de drogas naturais com alterações químicas feitas artificialmente em laboratório.Como o crack,cocaína,cristais de haxixe,etc.
     *Sintéticas-  são aquelas produzidas a partir de uma ou várias substâncias químicas psicoativas que provocam alucinações.


A maconha uma droga natural

Qual é o papel da escola na luta contra as drogas?

Fonte: http://www.eitb.com
     A escola tem o papel de acolher, sinalizar os pais, detectar, acolher, ajudar na definição de limites e agir com a família nesta grande batalha, pois sem a família a escola pouco pode fazer. A grande competência é da família: ao invés de ser considerada a "causa", precisamos encará-la com a solução para o problema.
    Os  professor também pode oferecer ajuda e apoio.  O assunto tem deve ser abordado quando os alunos estão entre os 12 e 13 anos.  Se o tema for tratado depois que os adolescentes tiverem contato com as drogas, fica mais difícil de controlar. 
    A escola é quem fará as primeiras prevenções das drogas.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Drogas durante a gestação

    Uma mãe que usa drogas na gravidez põe em risco a vida dela e do seu bebê. Durante a gravidez, as drogas usadas pela mãe do bebê podem entrar na corrente sanguínea de seu bebê. 
    Quando uma mulher grávida usa drogas, ela e seu bebê enfrentam graves problemas de saúde como:
Mãe
* Má nutrição
* Pressão arterial elevada
* Batimento cardíaco rápido
* Baixo ganho de peso
* Baixa auto-estima
* Doenças Sexualmente Transmissíveis
* Parto Prematuro
* O HIV / AIDS
* Depressão
* Abuso físico

Bebê
* Prematuridade
* Baixo peso ao nascer
* Infecções
* Cabeça pequena
* Síndrome de morte súbita do lactente
* Defeitos Congênitos
* O crescimento atrofiado
* Pobres habilidades motoras
* O HIV / AIDS
* Deficiência de Aprendizagem
* Problemas neurológicos

Tráfico de drogas

Fonte: http://www.caymanactive.com
  Narcotráfico ou tráfico de drogas é caracterizado pela venda de substâncias ilícitas, sendo, portanto, uma atividade ilegal. Através da venda dessas substâncias é obtido 8% do comércio internacional, superando a indústria automobilística e a atividade turística no Brasil. 
  O tráfico é realizado através de aviões, caminhões, carros, ônibus, barcos, entre outros. O envio de grandes quantidades de drogas é normalmente realizado por meio de contêineres, misturados com fumo, soja, arroz, etc.
 Além da venda de substâncias ilícitas, os narcotraficantes estão envolvidos com tráfico de armas, financiamento de campanhas políticasroubos de carros, caixas eletrônicos, bancos, sequestros de crianças, prostituição, pornografia infantil, órgãos humanos, lavagem de dinheiro, etc. 

terça-feira, 17 de julho de 2012


                   Fonte: http://www.drogastofora.com


Existem diversos tipos de uso de drogas?

Fonte: http://elcinho.com/post-view.php?id=000440
  •  Experimento- significa a primeira vez (ou as primeiras vezes) em que uma determinada substância, geralmente para satisfazer a curiosidade.
  • Uso eventual ou não problemático- consumo moderado que não expõe o individuo ou grupo a situação de risco para a sua saúde e do qual decorrem problemas sociais.
  • Uso abusivo ou problemático- consumo que causa danos à saúde física, psíquica ou social do individuo, ou expõe a riscos, mesmo que seja esporadicamente.
  • Dependência- uso compulsivo de uma ou mais substâncias, priorizando-se o consumo em detrimento dos danos que causa e de outros interesses pessoais, sociais e profissionais. 

Como um viciado em drogas se comporta sem as drogas?

   O viciado sem o uso das drogas, inicia um estado de depressão, que se altera de acordo com suas emoções.  Torna-se alterado, cabisbaixo, porém depressivo.   
  Mas as situações mais comuns, são os estados de letargia, ou seja a perda temporária ou completa da sensibilidade .

Fonte: http://alfredojunior.wordpress.com

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Por que tantos jovens se drogam?

Alguns motivos podem ser:
·        Se sentirem mais independentes, preparados para vida, o adolescente querendo então provar sua segurança pode experimentar drogas;
·        A curiosidade pode também levar um jovem a se drogar, pois a adolescência é a época das descobertas, e o adolescente quer conhecer tudo;
·         Outro fator que pode levar um jovem a se drogar é a incapacidade de enfrentar problemas, que quando surgem acabam recorrendo às drogas, pois acham que assim terminarão com eles.
·         A falta de orientação e atenção;
·         Por amigos que trazem as drogas, incentivando a usá-las. “O amigo errado na hora certa”.

Fonte: http://blogdasenda.blogspot.com.br

Algumas curiosidades sobre as drogas:

Recados para Orkut
  •  O Dia Nacional da Maconha é 1º de novembro, data em que ocorrem diversas manifestações a favor do uso dessa erva;
  • A palavra droga originou-se do holandês “droog”, que significa “folha seca”;
  • Canadá foi o primeiro país do mundo a aprovar legalmente a maconha, mas só para fins medicais;
  • U$ 300 bilhões ao ano são movimentados graças a venda ilegal de drogas, o que representa 8% do comércio mundial;
  • Cerca de 80% da cocaína produzida no mundo vêm da Colômbia. Os outros grandes produtores são o Peru (30%) e a Bolívia (15%).



História das drogas

        A evolução das drogas é muito antiga, pois existiam civilizações que utilizavam elementos psicóticos encontradas em certas plantas, para recorrer em rituais religiosos. Têm-se notícias que a Cannabis Sativa (Maconha), era cultivada desde mil anos antes de Cristo. Além disso, algumas drogas, como a maconha, são utilizadas para o tratamento de doenças. Enfim, as drogas existem desde os primórdios da existência humana.

domingo, 15 de julho de 2012

Por que as drogas ilícitas são proibidas por lei?

  
     Por que as Drogas ilícitas causam sérios danos ao organismo, assim como ácidos e substâncias químicas  que só podem ser liberados a quem tem conhecimento sobre o assunto. Se as drogas fossem liberadas, sairiam do controle, a saúde e os centros de assistências piorariam muito, pois jovens sofreriam com as consequências das drogas, a violência aumentaria,  os roubos e assaltos também, piorando a vida social.

Diferenças de drogas lícitas e ilícitas

    •  Drogas lícitas são legalizadas, ou seja produzidas e comercializadas livremente,são mais aceitas pela sociedade e por isso mais usadas.Os dois principais exemplos desse tipo de droga são o cigarro e o álcool.
    • Já a cocaína, a maconha, o crack, a heroína, etc., são drogas ilícitas,  cuja comercialização é proibida pela legislação. Além disso, as mesmas não são socialmente aceitas. 

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Alguns tipos de drogas

*Drogas estimulantes: são de substâncias que aceleram a atividade do Sistema Nervoso Central (cérebro), que passa então a funcionar mais rapidamente. A pessoa então anda mais, corre mais, dorme menos, fala mais, come menos. Exemplos: cocaína, , crack, anfetaminas, maconha,etc.
*Drogas depressivas: têm como objectivo principal, retardar o funcionamento do organismo, tornando todas as funções metabólicas mais lentas. No conjunto das drogas depressoras, as mais conhecidas são o álcool, os soníferos, a heroína, a morfina, a cola de sapateiro, os remédios ansiolíticos e antidepressivos (barbitúricos) e seus derivados.
*Drogas alucinógenas:  denomina-se um conjunto de substâncias naturais ou sintéticas capazes de atuar sobre o sistema nervoso de uma forma ainda não muito bem conhecida. As drogas sintécticas, a exemplo do LSD e ecstasy com um grau de pureza maior podem causar a confusão da noção de tempo e de espaço e causarpsicoses. Observe-se porém que nem todas as drogas que causam alucinações são consideradas alucinogêneas.

Mulher morta aos 21 anos por overdose.
  • Cola de sapateiro- É uma mistura de solventes orgânicos, entre eles o tolueno, originalmente produzida para ser usada como adesivo para couros e borrachas, mas indevidamente utilizada como droga psicoativa
  • Anfetaminas – Seu principal efeito é o estimulante. É muito utilizada no Brasil por caminhoneiros, com o objetivo de afastar o sono e poder dirigir por longos períodos. 
  • Merla – droga produzida a partir da pasta de coca. 
  • Barbitúricos – Um poderoso sedativo e tranquilizante, causa grande dependência química nos seus usuários.
  • Ecstasy – Droga altamente alucinógena, causa forte ansiedade, náuseas, etc.
  • LSD – Outro poderoso alucinógeno que causa dependência psicológica.
  • Maconha: uma das drogas mais populares, a maconha é consumida por meio de um enrolado de papel contendo a substância. É feita a partir da planta Cannabis sativa. Existe a variação chamada Skunk, com um teor de THC bastante elevado, bem como o Haxixe.
  • Metanfetamina – Era utilizada em terapias em muitos países, mas foi banida pelo uso abusivo e consequências devastadores da droga
  • Ópio: droga altamente viciante, o Ópio é feito a partir da flor da Papoula. Os principais efeitos são sonolência, vômitos e náuseas, além da perda de inteligência (como a maioria das drogas). Opiáceos: codeína, heroína, morfina, etc.
  • Heroína – A heroína é uma das drogas mais devastadores, altamente viciante – causa rápido envelhecimento do usuário e forte depressão quando o efeito acaba.
  • Psilocibina: é uma substância encontrada em fungos e cogumelos, a Psilocibina tem como principal efeito as alucinações. Também é utilizada em pesquisas sobre a enxaqueca.
  • Cocaína e Crack – A cocaína é o pó produzido a partir da folha de coca, e o cracké a versão petrificada dessa droga. Altamente viciante, deteriora rapidamente o organismo do drogado, causando também perda de inteligência, alucinações, ansiedade, etc.
  • Morfina – É uma droga utilizada principalmente para o alívio de dores em todo o mundo. Também causa dependência química nos seus usuários.
  • Cogumelos Alucinógenos: alguns cogumelos, como o Amanita muscaria podem causar alucinações.
  • DMT – Dimetiltriptamina: A principal consequência do seu consumo são perturbações no sistema nervoso central. Utilizada em rituais religiosos.  
Fonte: Livro 123 Respostas sobre drogas, http://www.maxilabor.com.brhttp://www.infoescola.com/drogas e http://pt.wikipedia.org

O que é vício?


Vício é quando alguma droga causa dependência física. Quando uma pessoa está viciada em uma substância, ela depende da droga, assim como o organismo normal depende dos alimentos para o seu metabolismo. A pessoa normal, adoece sem alimentos.O viciado adoece sem a droga. E, não é apenas uma doença imaginária ou psicológica. Ele cria uma dependência físico-química, isto é, a droga modifica a química do organismo e este só irá funcionar se a droga estiver presente. 




Afinal, o que são drogas?


     Droga é toda substância que, quando introduzida no organismo de um ser vivo, modifica uma ou mais de suas funções.- Conceito da ONU. O termo "droga" refere-se, geralmente, a substâncias psicoativas e, em particular, às drogas ilícitas ou àquelas cujo uso é regulado por lei, por provocarem alterações do estado de consciência do indivíduo, levando-o eventualmente à dependência química.
    A droga é tudo aquilo que é fumado, inalado, engolido e injetado, que provoca alteraçãoes psíquias, sentidas como agradáveis, mas que cria na pessoa uma relação em que esta se sente cada vez mais ligada a droga.
                                                   Fonte:  http://www.webbrasilindigena.org
   Drogas significa basicamente buscar prazer. A droga provoca o prazer que engana o organismo, que então passa a querê-lo mais, como se fosse bom. Mas o prazer provocado pela droga não é bom, porque ele mais destrói a vida do que ajuda na sobrevivência. Ou seja temos que saber a diferença  entre o que é agradável e o que é bom.

Introdução


    A grandes problemas políticos, econômicos, principalmente sociais no planeta e é por isso que nós iremos tentar passar uma visão mais ampla sobre um problema da sociedade, as drogas, que foram propostas pelo Trabalho Interdisciplinar-TI do Colégio Militar de Porto Alegre. Esse sub tema foi escolhido, pois a droga é um problema social muito antigo com consequências que atingem toda a sociedade, além de levar ou provocar todos os outros sub temas propostos, como gravidez na adolescência e o bullying.   
      Muito se tem feito nos últimos tempos para que as pessoas se previnam contra o uso de drogas. Mas também muito se tem feito, legal ou ilegalmente, para que elas sejam usadas. O resultado final é que as pessoas estão consumindo cada vez mais drogas. Queremos com esse blog alertar toda a comunidade para que se previnam,  conheçam as principais características das drogas, se conscientizem e consequentemente façam com que  diminuem os índices de usuários de drogas.
     Somos o grupo do oitavo ano, turma 803 composto pelos alunos: Manuela Flores, Thamara,Verônica Jalowitzki, Radassa e Leonardo.